Você sabia que pode receber parcelas atrasadas da sua aposentadoria após a revisão da vida toda do INSS?
Isto porque os beneficiários e pensionistas do INSS ganharam a oportunidade de pedir o recálculo da aposentadoria. Porém, é preciso estar atento(a), pois nem sempre vale a pena solicitar essa revisão.
Confira a seguir para quem é indicado pedir a revisão da vida toda do INSS, quais os requisitos, como pedir e quem recorrer para aumentar as chances de receber os valores que não foram pagos e são seus por direito. Boa leitura!
O que é a revisão da vida toda do INSS
Essa revisão tem como objetivo fazer um recálculo da aposentadoria, incluindo no novo cálculo todas as contribuições realizadas durante toda a vida do beneficiário.
Isto porque, a regra para calcular a aposentadoria só conta com a média das 80 maiores contribuições realizadas a partir de julho de 1994. Dessa forma, as contribuições feitas antes dessa data, acabam não entrando para o cálculo da aposentadoria.
Com isso, são prejudicadas as pessoas que ganhavam bem antes de julho de 1994 e também aquelas pessoas que passaram a ganhar menos após esta data ou deixaram até mesmo de fazer suas contribuições ao INSS.
Quem tem direito a revisão da vida toda
Tem direito à revisão da vida inteira da Previdência Social a pessoa que teve qualquer dos benefícios abaixo concedidos até 13/11/2019, não ultrapassando 10 anos da data de início de recebimento. Portanto, os benefícios que podem ser revistos são:
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
- Aposentadoria por Idade;
- Aposentadoria Especial;
- Aposentadoria por Invalidez;
- Aposentadoria por deficiência;
- Pensão por Morte;
Quais os requisitos para entrar com o pedido do benefício
Para solicitar a revisão da vida inteira, é preciso:
- Ter contribuído antes de julho de 1994;
- Ter se aposentado entre 29/11/1999 e 12/11/2019, para que tenha sido aplicada a regra de transição onde apenas a média de 80% dos maiores salários foram calculados;
- Ter recebido o primeiro pagamento do INSS nos últimos dez anos, desde que seja antes da reforma da Previdência, feita em novembro de 2019.
Documentos necessários para solicitar a revisão da vida inteira do INSS
Confira a seguir quais são os documentos necessários para entrar com o pedido de revisão da aposentadoria:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado e em nome do segurado;
- Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), obtido no portal Meu INSS;
- Carta de concessão da aposentadoria, ou processo administrativo da concessão;
- Para contribuições até 1981, não listadas no CNIS, é necessário pedir ao INSS a microfilmagem dos extratos antigos.
Como solicitar a revisão da vida toda do INSS
A única forma de pedir a revisão da vida toda do INSS é através de ação judicial.
Dessa maneira, é indicado que você primeiro procure um advogado previdenciário. Ele irá analisar a sua documentação para entender se é vantajoso entrar com o pedido de revisão da aposentadoria.
Caso seja, ele se ocupará de toda a parte burocrática para conseguir o reajuste dos valores na Justiça.
Conte conosco! Nossos advogados especializados estão prontos para traçar a melhor estratégia para entrar com o seu pedido o mais rápido possível na Justiça. São mais de 10 anos garantindo os direitos dos nossos clientes de forma ágil, dedicada e transparente. Clique aqui e converse online com nossos profissionais.